Livro 7

Livro-07

Nasceu no ano 1890 na Itália, e desencarnou em 12 de julho de l939 na cidade de Buenos Aires.
Ingressou na Escola Científica Basílio em 11 de agosto de l922 e, ávido de conhecer o Ensinamento Espiritual, começou a projetar seu trabalho dentro da Instituição. Além disso foi um autodidata.
Com a desencarnação ou morte do irmão Eugênio Portal, ocorrida em 3 de julho de 1927, o qual também fora Diretor Espiritual co-fundador e Presidente da Comissão Diretiva da Escola Cientifica Basílio, o Irmão Gerónimo Podes tá foi renomado Diretor Espiritual à frente da Instituição.
Em 30 de setembro de 1927 contraiu matrimônio com a irmã Rosa Cirulo, sendo esta União Matrimonial Espiritual a primeira que se realizou na Instituição, lavrando a Ata correspondente que levou o N° 1. Desta união nasceram vários filhos.

1) LaEscuela em sua face espiritual e administrativa. Funções. Deveres e direitos do associado.
2) Comportamento. Etica
3) Manifestação inteligente do espírito encarnado
4) O perdão
5) Conscientiza
6) Deus
7) O espírito

Este texto compendia uma série de temas. Em primeiro término se explica a função espiritual e administrativa da Escola Científica Basilio, descrevendo a tarefa de quem a integra, assim como seus deveres e direitos.

Também expõe noções elementares de ética aplicadas à Instituição. A seguir apresenta um tema denominado Manifestação inteligente do espírito encarnado, onde se explica a incidência de algumas raciocine espirituais que produzem diferenças entre os seres humanos.

Além disso, considera o perdão como uma necessidade espiritual a aplicar pelas pessoas, para poder evoluir.

Trata o tema da consciência marcando diferenças entre diversos conceitos relacionados tais como a consciência que é uma função do atributo Inteligência, a consciência moral quando se está encarnado, a liberdade de consciência no homem para que possa decidir conforme a suas convicções. Por último, tira-a de conscientiza para reconhecer a Deus, a seus irmãos e a si mesmo, tanto como seu próprio estado espiritual.

Finalmente, esboça duas conferências referidas, uma ao tema Deus e a outra ao espírito como filho do Criador.