Introdução

O que é a Escola Científica Basílio?

A Associação Escola Científica Basilio Culto a Deus – Discípulos de Jesus é uma Instituição que tem como finalidade principal transmitir o Ensinamento de Jesus de Nazareth, a existência e o conhecimento das Leis de Deus, tal qual foram expandidas pelo Mestre, em sua época, na antiga Judéia.

Como Jesus obteve estes conhecimentos?

Jesus os obteve mediante a comunicação com Deus, pois era seu Enviado, através de uma das principais funções da Mente: a mediunidade ou sentido espiritual, que lhe permitiu relacionar-se com o plano etéreo e elaborar as bases da Idéia Nova, hoje retomada na ECB como Ciência Espiritual.

O que é mediunidade?

É a faculdade da mente, que todo encarnado possui, que lhe permite relacionar-se com o plano etéreo, receber as sensações de um mundo espiritual que se transferem ao plano material em forma de pensamentos e sentimentos.

A Ciência Espiritual é um enigma? É esotérica?

Não. A ECB transmite conhecimentos espirituais baseados na Ciência Espiritual. Como toda ciência, busca a evolução, não admite dogmas. Na busca da verdade espiritual, procuremos ter uma fé comprovada e não imposta ou dogmática. Ensina ao encarnado ver, comprovar e depois crer.

Por que há tanta corrupção, violência e sofrimento na Humanidade?

O homem não aprendeu a harmonizar seu espírito, nutri-lo com verdade, justiça e amor e encontrar o equilíbrio emocional. Isto se aprende na ECB e se aplica na vida diária.

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Existe o destino? Por que há diferentes raças e diferentes níveis sócio-econômicos? Por que sofremos? Qual é a causa das enfermidades?

A Escola Científica Basílio, dirigida espiritualmente por Jesus de Nazareth, investiga o mundo espiritual e a relação de causa e efeito – numa dimensão que não é a do conhecimento material – e responde a estas inquietudes.

O que é reparar?

Reparar é corrigir os erros contraídos nesta ou em outras encarnações. Corrigindo-se, consegue a harmonização de seu espírito, utilizando seus atributos naturais – Liberdade, Inteligência e Amor. Não está prefixada sua forma de reparar. Reparação não é sinônimo de sofrimento. Pode-se reparar sem sofrer.

O que é Liberação Espiritual?

É toda ação que possibilita a evolução dos espíritos. Nos salões da ECB se realiza esta atividade diariamente, para o Bem dos encarnados e de todos os espíritos.

O que é encarnar? O que é desencarnar?

Encarnar é tomar uma matéria, um corpo humano, que há de acompanhar ao espírito durante toda sua existência terrena. Desencarnar é deixar o corpo biológico e regressar ao mundo espiritual do qual o espírito veio.

Existe vida depois da morte?

A vida foi dada por Deus quando criou os espíritos. É eterna. Nascer e morrer são fatos naturais que formam parte do processo de reparação do espírito.

Quem é Deus?

Deus não tem forma humana, é existência perfeita e criadora – Inteligência, Amor e Liberdade supremos – causa primeira de todas as coisas. É eterno.

Quem é Jesus de Nazareth?

É um espírito de Luz, filho de Deus, irmão nosso. Encarnou para ensinar aos homens as Leis de Deus. É o Redentor da Humanidade junto a seus pais Maria de Jericó e José de Nazareth.

Deus castiga?

Deus, em seu imenso amor, está num plano superior ao castigo e ao perdão. Porém, para regressar a Ele, o espírito deve voltar ao estado de pureza de sua criação, e para isso há de reparar suas faltas.

Se Deus criou ao espírito perfeito, como se originou o erro?

Fomos criados na Luz, na Liberdade e numa perfeição permanente. Fazendo mau uso de sua liberdade, o espírito obscureceu sua inteligência e amor, com os quais foi criado em perfeição, alterando assim sua forma de vibrar.

Como o espírito retornará a Deus?

As penas eternas não existem. Deus sempre ofereceu, aos filhos de seu entranhado amor, a oportunidade para reparar suas faltas, e alcançar o estado vibratório harmonizado que lhe permita habitar os mundos de Luz, onde existe a verdadeira felicidade.