Livro 1

Livro-01

1) Deus
2) O espírito
3) O erro
4) A partícula espiritual

Este livro trata com simplicidade o tema Deus, fundamental no Ensinamento de Jesus de Nazareth que difunde a Escola Científica Basílio, reconhecida como instituição religiosa.

Concebe a Deus como Única Energia Criadora. Menciona suas qualidades: eterno, etéreo, imutável, soberanamente equânime, supremo, entre outras. É um Deus que nunca tomou corpo e que não castiga a seus filhos, pois o sofrimento é produto do engano do próprio espírito. Quando há compreensão, este pode reparar as debilidades praticadas, sem sofrimento, situação que lhe permite transitar o caminho de evolução para o Criador.

Define, do mesmo modo, ao espírito ou alma como unidade inteligente criada Por Deus com sua própria essência dada nos atributos, e no Fluido Eternidade transmitida a existência infinita. Indica, também, a composição espiritual do Bem.

Continuando, trata o tema da separação ou queda do espírito devido a seu afastamento de Deus, e o processo produzido como conseqüência disso. Esta situação determinou um espaço espiritual no engano e deu lugar a posterior formação da matéria. Também indica a composição espiritual do engano, a natureza da partícula espiritual e a trajetória seguida pela mesma.

Livro 2

Livro-02

1) As enfermidades
2) Os vícios
Mediante os conhecimentos espirituais do Ensino de Jesus se aborda, na primeira parte deste livro, clara e sistematicamente, o processo etéreo que origina as enfermidades, por ação dos grupos espirituais no engano que as patrocinam.

Começam por perturbar à componente espiritual do organismo, para logo concretizar-se na face material do corpo biológico. Esclarece conceitos que correspondem à formação do ser por nascer e o processo espiritual que tem lugar de modo paralelo. Em relação com o ciclo vital que se desenvolve em cada célula do corpo humano descreve a vida espiritual que anima a cada uma delas, através da partícula espiritual dirigente que, a sua vez, está subordinada a de órgão.

Assinala, também, que o ser humano, por seus enganos, provoca muitas das enfermidades que hoje se padecem, por isso corresponde fazer uma tira de conscientiza sobre o valor que representa tratar de manter uma conduta adequada.

Com respeito às variadas formas de vícios, detalha-se em forma singela a influência que exerce o mundo espiritual que propícia estas debilidades, através de uma ação sustentada sobre os reencarnados. Explica a contínua dominação espiritual que aplicam sobre suas vítimas, utilizando o sistema memore do ser humano, ao que pressionam mediante vibrações espirituais alteradas para tentar favorecer a presença destas anomalias do espírito e do corpo.

Do mesmo modo esclarece sobre o esforço constante para superar as debilidades, de quem é propenso às praticar.

O principal motivo da subsistência dos vícios é a carência de uma formação espiritual. Quando se recebe a ajuda material e espiritual adequadas, e se aplica a vontade dirigida para a cura, sem esquecer o apoio que representa a fé que se professa, existe a possibilidade de que os vícios possam ser superadas por todo ser humano.

Livro 3

Livro-03

1) A Compreensão
2) O Lar

Tráfico de duas conferências que foram que as primeiras com que contou a Instituição, atualizadas em seus términos, mas sem trocar o significado das mesmas, cujos títulos são: A compreensão. O lar.

Explica que a compreensão no homem aciona quando este se encontra dentro de um estado espiritual acessível à ajuda do Bem e o estimula para evitar a rebeldia; fortalece ao ser, lhe impedindo de ter temor ante a tarefa por empreender e lhe brinda o impulso necessário que evita cometer o engano.

Na conferência O lar se expõe que o mesmo se encontra constituído pela união de um homem e de uma mulher que, amparados em seus sentimentos elevados, desenvolvem a família. Nele, os que convivem devem encontrar uma contenção de amor e princípios de retidão onde ninguém se sinta prisioneiro.

Livro 4

Livro-04

1) A Vida
2) Universo

Este livro oferece ao leitor uma concisa síntese a respeito da formação da vida, em nosso planeta.

Para obtê-lo-se tomaram alguns estudos de caráter material, referidos ao tema, tal a Teoria da Evolução do Charles Darwin. A este conhecimento lhe somaram as elucidações correspondentes à investigação científica espiritual que contribui a Escola Científica Basilio. Do mesmo modo se tratou a temática do Universo e formação, tanto do sistema solar quanto do planeta Terra.

A presença da partícula espiritual e do espírito dão origem à existência de todas as estruturas físicas, químicas e biológicas do Cosmos.

Livro 5

Livro-05

1) Jesus do Nazaret
2) María do Jericó
3) Venerável José

A Idéia Nova que difunde a Escola Científica Basilio se localiza com o caráter de Redentores, tanto ao Jesus de Nazareth, o Enviado de Deus para fazer conhecer suas Leis Espirituais, e Guia Espiritual do Ensino, quanto aos que foram seus pais biológicos: María do Jericó e José do Nazareth.

Este livro oferece uma breve síntese biográfica de suas vidas e como particular dado de interesse relata alguns sucessos vinculados a desencarnación da María e José, já anciões.

Livro 6

Livro-06

1) Pedro, o apóstolo
2) Pedro Basilio Portal
3) Reparação

Este texto menciona as biografias do Pedro o apóstolo, quem acompanhou ao Jesus durante sua missão redentora, e do Pedro Basilio Portal, Guia e protetor da Escola Científica Basilio, pai biológico do cofundador da Instituição, Bernardo Eugenio Portal.
Trata também o tema do Destino e Reparação, enfocados da óptica espiritual.

Considera destino de toda pessoa as circunstâncias de encarnar com um sexo determinado, fazê-lo dentro de uma raça e de corresponder, o fato de explicitar uma diminuição física. Esclarece que o destino forma parte da reparação.

Destaca que a reparação (que significa emenda, correção de enganos), não foi prevista Por Deus com sofrimento para seus filhos, e que quando o espírito reencarnado agüenta circunstâncias adversas, mas o faz com compreensão e sem rebeldia, evita sofrer e pode evoluir para o Criador.

Explica que os espíritos no engano que não estão reencarnados, quando se arrependem, têm deste modo a possibilidade de reparar no espaço as debilidades que tivessem sustentado, mas, como é óbvio, não passam por um destino. A reparação é uma Lei Espiritual que funciona como um processo depurador para todos os filhos que se afastaram do Criador.

Livro 7

Livro-07

Nasceu no ano 1890 na Itália, e desencarnou em 12 de julho de l939 na cidade de Buenos Aires.
Ingressou na Escola Científica Basílio em 11 de agosto de l922 e, ávido de conhecer o Ensinamento Espiritual, começou a projetar seu trabalho dentro da Instituição. Além disso foi um autodidata.
Com a desencarnação ou morte do irmão Eugênio Portal, ocorrida em 3 de julho de 1927, o qual também fora Diretor Espiritual co-fundador e Presidente da Comissão Diretiva da Escola Cientifica Basílio, o Irmão Gerónimo Podes tá foi renomado Diretor Espiritual à frente da Instituição.
Em 30 de setembro de 1927 contraiu matrimônio com a irmã Rosa Cirulo, sendo esta União Matrimonial Espiritual a primeira que se realizou na Instituição, lavrando a Ata correspondente que levou o N° 1. Desta união nasceram vários filhos.

1) LaEscuela em sua face espiritual e administrativa. Funções. Deveres e direitos do associado.
2) Comportamento. Etica
3) Manifestação inteligente do espírito encarnado
4) O perdão
5) Conscientiza
6) Deus
7) O espírito

Este texto compendia uma série de temas. Em primeiro término se explica a função espiritual e administrativa da Escola Científica Basilio, descrevendo a tarefa de quem a integra, assim como seus deveres e direitos.

Também expõe noções elementares de ética aplicadas à Instituição. A seguir apresenta um tema denominado Manifestação inteligente do espírito encarnado, onde se explica a incidência de algumas raciocine espirituais que produzem diferenças entre os seres humanos.

Além disso, considera o perdão como uma necessidade espiritual a aplicar pelas pessoas, para poder evoluir.

Trata o tema da consciência marcando diferenças entre diversos conceitos relacionados tais como a consciência que é uma função do atributo Inteligência, a consciência moral quando se está encarnado, a liberdade de consciência no homem para que possa decidir conforme a suas convicções. Por último, tira-a de conscientiza para reconhecer a Deus, a seus irmãos e a si mesmo, tanto como seu próprio estado espiritual.

Finalmente, esboça duas conferências referidas, uma ao tema Deus e a outra ao espírito como filho do Criador.

Livro 8

Livro-08

1) Orígen da Escola Científica Basilio
2) Espírito – Mente – Pericuerpo – Cérebro
3) mediunidade. Manifestações

O tratamento da origem da Escola Científica Basilio se aborda com alguns dados do pai do cofundador da Instituição, que se chamou Pedro Basilio Portal e se esclarece que o Bem dispôs que fora seu segundo nome Basilio, que identificasse à Escola.

Além disso expõe o encontro de quem fundou a Escola: Branca Aubreton do Lambert e Bernardo Eugenio Portal e relata alguns sucessos relacionados com a fundação da Instituição.

Uma segunda parte do livro explica que, dentro da vida de relação humana ou animal, existe uma ordem determinada, no sentido físico espiritual, que não se altera jamais, por nenhuma circunstância: espírito, mente, pericuerpo, cérebro.

A seguir se oferecem alguns conceitos gerais a respeito da mediunidade, como faculdade da mente, e entrevista distintas manifestações da mesma.

Livro 9

Livro-09

1) Tarefas Espirítuales. Liberação Espiritual
2) Repartir fluido espiritual com partículas desencardidas
3) Incorporação de Espíritos
4) Estímulos Mediumnímicos
5) Avaliação de médiums falantes
6) Conferencia e Explicações

Este livro detalha as tarefas espirituais que se realizam na Escola Científica Basilio, vinculadas com sua atividade religiosa, indicadas pela Direção Geral Espiritual, e acorde ao Ensino de Jesus, a Ideia Nova, e às indicações do Bem.

Sortes tarefas são: Liberação Espiritual (arrependimento de espíritos no engano que perturbam o processo da Redenção Espiritual); Repartir Fluido Espiritual com partículas desencardidas (para conseguir harmonizar ao espírito encarnado fortalecendo-o, assim como à componente etéreo que o acompanha) e o Auto fluido, entre outras.

Livro 10

Livro-10

É o atual Diretor Geral Espiritual da Associação Escola Cientifica Basílio – Culto a Deus – Discípulos de Jesus. Nasceu em 4 de março de 1935 em Rosário, província da Santa Fé. Foi designado em Assembléia Solene, em 11 de outubro de 1987, ante uma ampla concorrência de discípulos e simpatizantes da Escola Cientifica Basílio.

Ingressou na Instituição sendo ainda adolescente, no ano 1949, e consustanciado do primeiro instante com o Ensinamento de Jesus, capacitou-se constantemente no aprofundamento da mesma. Teve desempenho à frente de diferentes tarefas espirituais em filiais, tais como as Nos. 33, 38, 39, 51, 208, e em Escola Matriz que logo se denominaria Escola Central situada no edifício da Sede Mundial da Escola Cientifica Basílio.

1) Comunicação
2) Vibrações
3) Técnicas da entrevista
4) Dinâmica espiritual das tarefas espirituais

A comunicação: seus elementos, características gerais, a linguagem coloquial e as técnicas das perguntas configuram a primeira parte desta temática.

O leitor encontra, além disso, que se aborda especificamente um estudo sistemático sobre este tema, a nível espiritual. Assim, compreende-se que as vibrações espirituais são aquelas que utilizam as unidades e partículas espirituais para comunicar-se entre si, e tomar conhecimento do meio que as rodeia.

Explica o mecanismo vibratório da comunicação no ser humano: espírito, mente, pericuerpo, cérebro, e fica explicitado que a alma é quem dirige a matéria ou corpo biológico que esta habita em cada encarnação.

Além disso, citam-se algumas técnicas da entrevista, como uma formação que deve abordar o Hno. Diretor Espiritual da Escola Científica Basilio, ante a necessidade de brindar orientação espiritual às pessoas que o requerem. Por último, este livro oferece elucidações a respeito da dinâmica das tarefas espirituais e de algumas reuniões que se realizam na Escola.