o que é a ecb

O QUE É A ECB

Para saber o que é a Escola Científica Basílio, faz-se propício recordar o expressado pelo Diretor Geral Espiritual Irmão Ernesto Guido Boeri, na reunião convocada pelo Presidente do “Conselho Argentino de Relações Internacionais” (C.A.R.I.) Embaixador Dr. Carlos Muñiz, nos dias 8 e 9 de novembro de 1995, com a presença de autoridades do Governo da Nação Argentina, do Secretário de Culto, Dr. Ángel Centeno; do Diretor Nacional do Registro de Cultos, Dr. José Camilo Cardoso e representantes de diversos cultos, com motivo da apresentação do “Projeto de Lei de Culto”.

A seguir se expressa uma síntese de conceitos vertidos pelo Diretor General Espiritual.

A Instituição agradece, através do Diretor Geral Espiritual que a representa, às autoridades do Ministério de Relações Exteriores e Culto, nas pessoas do Dr. Centeno e do Dr. Cardoso, e ao C.A.R.I., que tão generosamente ofereceram-se para permitir que todas as religiões, em total convivência e harmonia, com a fé posta no Criador, embora com diferentes rituais, procurem aproximar-se, porque todos os homens, em essência, sem exceção, são filhos de DEUS.

Se não existisse Deus, não haveria seres humanos, pois Ele é o Criador das almas ou espíritos; a quem criou com todo Amor e dotou de Atributos: Liberdade, Inteligência e Amor.

A Escola Científica Basílio valoriza a Liberdade de Culto que existe na República Argentina, pois permite à Instituição começar a estruturar-se no ano 1915 e fundar-se em 1917. Em 1925 obtém a personalidade jurídica.

Deve-se esclarecer o que é a Escola Científica Basílio.

Ela não contém dogma porque se apóia na investigação mediante a Mente, utilizando uma função fundamental que lhe é própria: a mediunidade.

O Ensinamento que a Escola transmite é para o homem, para que ele saiba que é um alma ou Espírito que habita em um corpo.

Ajuda-lhe a responder as questões existenciais: de onde veio, a que veio e para onde vai.

Então, pode afirmar-se que é uma religião, porque busca revincular ou “ religare” ao homem com Deus, que é o objetivo máximo e institucional que tem a Escola cujo Lema, como base de sustentação, é: A Deus pela Verdade e a Justiça.

Como propósito fundamental, a Escola sustenta o render Culto a Deus aplicando a filosofia do Ensinamento do Jesus do Nazareth, o Mestre, o Enviado de Deus.

A Escola também é científica porque investiga, já que o permite sua religiosidade sem dogmas. Faz-o dentro do campo da mediunidade.

O que é a mediunidade?
É uma função do sistema Mente devido ao qual todos os seres humanos a possuem, porque todos contam com Mente.

Os profetas, os apóstolos, devido a isso, puderam perceber e interpretar as indicações do Bem. Em muitas oportunidades, esta faculdade lhes permitiu vertê-las na escritura, formando um material de utilidade para muitas religiões. Estas são consideradas boas e respeitáveis, à luz de nosso raciocínio, contanto que ajudem a melhorar a conduta do homem e o orientem a Deus.

Scroll to Top